quinta-feira, 10 de maio de 2018

Como realizar as inscrições no PRONATEC?

O Governo Federal através de seus programas assistenciais tenta ao máximo fornecer ferramentas para lançarem-se no mercado profissionais qualificados para uma boa vaga de emprego. Uma dessas ferramentas são os cursos técnicos por meio do Pronatec. Saiba mais sobre ele a seguir. 


O que é e como funciona o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é o projeto do Governo Federal apenas para ensino técnico no Brasil. O ensino técnico é responsável por oferecer cursos de capacitação profissional de grau técnico. São de menor duração e com certificação profissional.

Acredita-se que um dos problemas do desemprego no Brasil é a falta de mão de obra qualificada. Há muitos profissionais sim no mercado sem emprego mas estes são formados em áreas além das necessitadas. O programa então oferece cursos de acordo com a demanda do mercado para ofertar para as empresas profissionais qualificados. 



Os cursos do Pronatec estão em funcionamento há mais e cinco anos com enorme sucesso. Todos são gratuitos, sem a cobrança de taxa de matrícula ou material didático. Também é fornecido material didático e fardamento para todos os participantes, assim como roupa e material de segurança quando necessário para as aulas práticas.

Cursos disponíveis no Pronatec

As aulas do Pronatec são oferecidas em instituições de ensino diversificadas localizadas em todo o país. São unidades conhecidas como Etecs ou escolas técnicas já em funcionamento e sedendo algumas vagas e cursos para o programa. Algumas parcerias populares são o Senac e Senai, mas há muitas outras.

No geral os cursos do vestibulinho etec são todos de áreas práticas. Eletricista e encanador são um dos mais procurados devido a grande quantidade de contratações no mercado. 

Outro bom exemplo de cursos de sucesso do Pronatec são os das áreas ligadas a carros. Funilaria, pintura automotora e reparos em geral de oficial possuem uma carência especial no mercado de profissionais da área e vale a pena investir em tais cursos.

Alguns dos cursos disponíveis no Pronatec são:
  • Padeiro;
  • Hotelaria;
  • Telefonista;
  • Atendente comercial;
  • Vendas;
  • Encanador;
  • Auxiliar de obras;
  • Dentre outros.
Muitos cursos surgem ao longo dos meses de acordo com a necessidade do mercado. Novos temas para cursos técnicos são sempre sugeridos pelas empresas contratantes dessa nova mão de obra.

Como se Inscrever no Pronatec

Os interessados nos cursos do programam devem se cadastrar no processo durante as inscrições etec 2019. Ela é gratuita e realizada no site oficial do programa.

Para conseguir uma vaga nos cursos gratuitos é necessário participar da prova seletiva. O teste é de questões simples que qualificam o candidato a ocupar uma vaga correspondente a um curso técnico que sempre vem depois do ensino médio. 


Os cursos do programa são voltados sempre em ajudar a quem realmente precisa. Por este motivo é necessário apresentar documentos comprovando a incapacidade de não pagar o curso. Estar desempregado e ser baixa renda são fatores importantes. Ter estudado em ensino médio na rede pública também uma informação crucial para ter o cadastro aprovado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário